30 dicas para venderes a tua casa (PARTE I)
PRIMEIRO PASSO – A preparação
- Apresenta sempre uma casa limpa. A maioria das pessoas faz isto automaticamente, mas as primeiras impressões fazem toda a diferença. Uma casa limpa é uma casa acolhedora. Para além do básico, limpa os tapetes e as cortinas e, claro, as janelas. Considera a possibilidade de recorrer a profissionais de limpeza, que podem fazer um excelente trabalho enquanto desfrutas de um copo de vinho na praia!
- Limpa a desarrumação – Remover todos aqueles pequenos objectos pessoais ajudará a fazer com que as divisões pareçam maiores, mais limpas e mais brilhantes. Não tens de deitar fora nada que queiras guardar – arruma-o e guarda-o para a tua própria mudança, para o trazeres de novo para a tua nova casa.
- Arruma os armários – Os armários são um ótimo local para esconder objectos pessoais quando arrumas a tua casa, mas um potencial comprador vai querer olhar para dentro deles para ver se é prático guardar os seus pertences se a comprar.
- Lava os terraços a jato – Portugal tem 300 dias de sol e, por isso, o seu comprador vai passar muito tempo ao ar livre nos terraços. Terraços limpos e arrumados dão uma sensação positiva, permitindo que os espectadores imaginem os seus próprios churrascos, ou apenas a desfrutar do sol com um bom livro.
- Lida com o bolor. As propriedades em Portugal sofrem frequentemente de humidade elevada, o que, juntamente com o facto de muitas propriedades não serem utilizadas durante todo o ano, significa que o bolor pode formar-se rapidamente. É importante lidar com esta situação, certificando-se de que a propriedade está bem ventilada para evitar que o bolor regresse rapidamente. O aspeto e o cheiro da humidade podem desmotivar os compradores ou reduzir as suas ofertas.
- Pensa em renovar a cozinha. Esta é uma das divisões mais importantes da casa, e refrescar os armários da cozinha com uma mancha de tinta ou novos puxadores pode dar-lhe uma sensação mais acolhedora.
- Uma nova camada de tinta – dar à tua casa uma pintura completa por dentro e por fora refresca completamente o aspeto da propriedade. Escolhe cores neutras, para dar aos compradores uma tela em branco – e dá-te a oportunidade de tratar de quaisquer amolgadelas e rachas!
- Certifica-te de que a tua casa está bem iluminada. Acrescentar luz extra à casa com lâmpadas mais brilhantes para iluminar espaços escuros ajudará definitivamente a revitalizá-la.
- Despersonaliza a tua casa. Tenta apresentar um ambiente neutro. O teu comprador terá o seu próprio estilo e nem sempre estará de acordo com o teu. Esta é uma questão difícil, porque enquanto estás a vender a tua casa, podes ainda estar a viver lá e queres que ela ainda se sinta como a tua casa. Mas tenta minimizá-la um pouco. Tem alguns dos teus objectos prontos para serem retirados antes e depois das visitas.
- Certifica-te de que o teu frigorífico está limpo. Muitas vezes, as propriedades são vendidas com os electrodomésticos incluídos, pelo que uma boa limpeza dos electrodomésticos irá sugerir um valor mais percetível para um comprador e ajudar a manter as ofertas um pouco mais elevadas.
- Limpa todas as superfícies da cozinha e da casa de banho – para que a tua casa pareça fresca, limpa e espaçosa. Por isso, retira todos os objectos dos tampos da cozinha e da casa de banho para ajudar a melhorar o aspeto da divisão.
- Atenção aos pormenores – Os compradores verificam frequentemente os pormenores mais pequenos, e gastar uma pequena quantia de dinheiro para renovar coisas como tomadas e interruptores eléctricos (estão a condizer e em bom estado, os puxadores das portas precisam de ser polidos ou apertados, as dobradiças precisam de um pouco de óleo) compensa.
- O jardim. Grande parte do tempo do seu comprador será passado no exterior a desfrutar do sol, e dar um pouco de amor ao jardim irá render dividendos. Corta a relva, adiciona mais sementes de relva e fertilizante para dar ao relvado um aspeto mais cheio. Arranja os canteiros de flores e acrescenta plantas e flores mais coloridas, e o teu comprador ficará ansioso por passar o tempo lá fora.
- Concentra-te na piscina. Uma casa com piscina é um fator importante para a maioria dos compradores, por isso certifica-te de que está cheia de água limpa e, claro, segura para ser utilizada. A piscina tem algum dano óbvio – falta de azulejos, precisa de uma bomba nova, tem uma limpeza regular da piscina. Estes são pontos importantes.
- Certifica-te de que eliminas as pragas – Elimina as aranhas dos cantos e certifica-te de que as formigas irritantes são mantidas à distância. Se tiveres estes problemas resolvidos, ajudas a não afastar potenciais compradores durante a visita.
- A primeira impressão: A entrada da sua propriedade é fundamental; monda a entrada da garagem, lava o caminho do jardim da frente, esconde os caixotes do lixo, renova o portão e a porta da frente. Faz com que a tua casa pareça acolhedora a partir do momento em que os clientes se aproximam dela.
- Guarda os objectos preciosos. Ninguém pensaria que estás a abrir a tua casa a potenciais ladrões, mas, por razões de segurança, é melhor guardar os objectos valiosos fora da vista antes da chegada dos visitantes. Afinal de contas, são estranhos e não faz mal nenhum teres cuidado.
- A papelada – Certifica-te de que a tua papelada está em ordem. Tens um certificado energético, tens cópias de todos os recibos das obras em tua casa, para deduzir eventuais impostos sobre as mais-valias. Consulta o teu advogado para te certificares de que tens tudo pronto para vender.
- Nomeia um bom agente imobiliário – claramente, um dos factores mais importantes. Trabalhar com o agente errado pode afetar drasticamente o seu potencial de venda e o preço que consegue obter. Considera o historial do agente na zona, se conhece a sua propriedade e o mercado local, qual é o seu alcance global, se tem uma boa equipa local, como comercializa a propriedade, que parcerias tem a nível local e global para mostrar a sua propriedade. Se têm mais do que um escritório, vale a pena considerar a possibilidade de exclusividade com eles. Compreende que a comissão que cobram não deve ser a primeira coisa a considerar. O agente errado, um agente sem um bom marketing e boas parcerias, vai fazer-te perder mais do que a comissão que poderias poupar se/quando fores vendido.