30 dicas para vender a sua casa (Parte 1)

PASSO UM – A Preparação

  1. Sempre apresente a casa limpa. A maioria das pessoas faz isso automaticamente, reconhecem que sem dúvida as primeiras impressões fazem muita diferença. Uma casa limpa é uma casa acolhedora. Além do básico, limpe os tapetes e cortinas, e, claro, as janelas. Considere a possibilidade de contratar profissionais de limpeza, pois eles podem fazer um ótimo trabalho enquanto você desfruta de um copo de vinho!
  2. Limpe a desarrumação – Remover todos esses pequenos itens pessoais ajudará a fazer os quartos parecerem maiores, mais limpos e mais luminosos. Não precisa de mandar nada fora — encaixote esses itens e armazene-os e assim estará logo pronto para a sua própria mudança.
  3. Arruma os armários – Armários são um ótimo lugar para esconder pertences pessoais ao arrumar sua casa, mas um potencial comprador vai querer olhar para eles e descobrir onde poderá de armazenar os seus próprios pertences.
  4. Lava os terraços com máquina de pressão– Portugal tem cerca de 300 dias de sol, por isso, muito provavelmente o seu comprador passará muito do seu tempo nesses terraços. Terraços limpos e arrumados transmitem uma boa sensação permitindo que os clientes se possam imaginar nos terraços com o seu próprio churrasco, ou apenas a relaxar ao sol com um bom livro.
  5. Lidar com o mofo. Por estarem tão perto do mar, as casas em Portugal por vezes sofrem com problemas de humidade, o que aliado com o facto de muitas propriedades estarem fechadas grande parte do tempo, significa que manchas de bolor rapidamente começam a aparecer. É importante resolver isso, ter certeza que a propriedade é bem ventilada para prevenir que reapareça. A aparência e o cheiro a mofo vai desmotivar compradores, ou que lhe façam uma proposta mais baixa. Deixe a sua casa brilhar por todos os cantos.
  6. Considere fazer uma renovação na cozinha. Este é um dos espaços mais importantes da casa, e “lavar a cara” dos armários da cozinha com um pouco de tinta ou uns manípulos novos pode dar-lhe uma sensação mais acolhedora.
  7. Uma nova demão de tinta – dando à sua casa uma pintura completa por dentro e por fora renova completamente o visual da propriedade. Escolha cores neutras, para dar aos compradores uma tela em branco — e ainda vai a tempo de reparar rachaduras!
  8. Certifique-se de que sua casa está bem iluminada. Adicionar luz extra ao redor da casa com lâmpadas mais brilhantes para iluminar espaços escuros definitivamente ajudará a revitalizá-la.
  9. Despersonalize sua casa. Tente apresentar um ambiente neutro. O seu comprador tem um estilo próprio e nem sempre se enquadra com o seu. Pode parecer difícil, porque enquanto está a tentar vender a sua casa, possivelmente ainda estará a morar nela, e quer continuar confortável e a sentir-se em casa. Mas tente minimizar um pouco. Tenha alguns de seus itens prontos para puxar para dentro e para fora antes e depois das visitas.
  10. Certifique-se de que o seu frigorífico está limpo. As propriedades são frequentemente vendidas com os bens incluídos, então dar aos aparelhos uma boa limpeza, ajudará o comprador a perceber que a casa é bem mantida e a manter essas ofertas um pouco mais altas.
  11. Limpe todas as superfícies da cozinha e da casa de banho, fazendo com que sua casa esteja cheirosa, limpa e espaçosa. Então, remova todos esses itens da sua cozinha e da casa de banho para ajudar a melhorar a aparência do espaço.
  12. Olhe para os detalhes – Os compradores muitas vezes verificam detalhes menores, por isso, gastar uma pequena quantidade de dinheiro para renovar coisas como tomadas eléctricas e interruptores (de forma a estarem a combinar e em bom funcionamento), polir e apertar as maçanetas e lubrificar as dobradiças, compensa.
  13. Jardim. Grande parte do tempo do seu comprador será gasto a desfrutar do sol no jardim. Por isso, dar ao jardim algum amor vai compensar no futuro. Corte a relva, coloque sementes de relva extra e fertilizante para dar ao relvado um visual mais completo. Arrume os canteiros de flores e adicione mais plantas e flores coloridas.
  14. Concentre-se na piscina. Uma casa com piscina está sempre em consideração para a maioria dos compradores, por isso certifique-se de que ela está cheia com água limpa e, claro, pronta a usar. A piscina tem alguns contras? Azulejos em falta, a bomba e filtro não são bem mantidos, não é limpa regularmente. Isso vai se sobressair de imediato. São pontos importantes a levar em conta.
  15. Certifique-se de limpar pragas – Limpe essas aranhas dos cantos, certificando-se de que essas formigas irritantes sejam mantidas à distância. Ter esses assuntos resolvidos ajudará a não adiar potenciais clientes na compra.
  16. Primeiras impressões: A entrada da sua propriedade é fundamental;remova as ervas-daninhas, lave o caminho até à porta, livre-se do lixo, retoque o portão da frente e a porta. Faça com que a sua casa pareça acolhedora desde o momento em que eles entram pelo portão a dentro.
  17. Esconda itens preciosos. Nunca ninguém pensa que está a abrir a sua casa para potenciais ladrões, mas para sua segurança é melhor colocar quaisquer itens valiosos fora de vista antes das visitas chegarem. Afinal, eles são estranhos, e não faz mal nenhum ter cuidado.
  18. A papelada – Certifique-se de que sua papelada está em ordem. Certificado de energia, cópias de todas as facturas das obras em sua casa, para abater contra quaisquer impostos de ganhos de capital. Se possível, fale com o seu advogado para garantir que tem tudo pronto para vender.
  19. Escolher um bom Agente Imobiliário — claramente, um dos fatores mais importantes. Trabalhar com o agente errado pode afetar drasticamente o potencial de venda, e o preço a que vai vender. Considere o histórico e reputação do agente na zona: estão familiarizados com o mercado imobiliário local? com que tipo de propriedade trabalham? Qual é o seu alcance global que têm? Têm uma boa equipa local? Como é que eles divulgam a propriedade? Quais as parcerias que eles possuem local e globalmente para divulgar a sua propriedade? Eles têm mais de um escritório? Vale a pena considerar exclusividade com eles? São perguntas importantes a considerar. Entenda que a comissão que eles cobram não deve ser a primeira a levar em conta. O agente errado, um agente sem bom marketing e boas parcerias, vai fazê-lo perder mais do que a comissão que estaria a poupar com a sua propriedade ao ser vendida.