Campanha “Não desperdices água” faz furor no Algarve
O Algarve tornou-se a primeira região em Portugal a iniciar uma campanha nacional de poupança de água denominada “Água é vida – não a desperdices”.
Sendo uma região popular para férias e favorita entre os proprietários de segundas habitações, não é de surpreender que a população do Algarve “quase duplique durante os meses de verão“, fazendo com que o consumo de água aumente significativamente.
O Algarve tem o maior défice de água
Neste momento, cerca de um terço de Portugal (36%) enfrenta uma seca severa e o Algarve é “o território mais afetado pela seca e pela escassez de água“.
Os organizadores desta campanha da água vêem as suas praias, centros comerciais, hotéis, mercados e grandes eventos regionais, como a plataforma perfeita para divulgar a campanha e sensibilizar as comunidades locais e os visitantes da região.
As principais organizações regionais, incluindo a autoridade regional da água Águas do Algarve (AdA), a Associação de Municípios do Algarve (AMAL) e a Região de Turismo do Algarve (RTA), estão a trabalhar em conjunto com várias associações de hotéis e restaurantes para sensibilizar os ” residentes e turistas para não desperdiçarem água” .
Fábrica pioneira em Albufeira
Está a ser construída uma central de dessalinização em Albufeira. As autoridades algarvias estimam que esta poderá “cobrir um terço das necessidades urbanas de água da região“.
O presidente da AMAL, António Pina, comparou a central de dessalinização a uma espécie de “plano de seguros” para o Algarve, com uma “boa taxa de cobertura”.
Campanha nacional a ser promovida em Portugal
A campanha nacional é promovida pelo Grupo Águas de Portugal(AdP), Agência Portuguesa do Ambiente(APA) e Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos(ERSAR), com o apoio financeiro do Fundo Ambiental. O objetivo é sensibilizar para a situação de seca que se vive no país e para a diminuição das reservas de água.
Os organismos promotores da campanha fizeram uma declaração colectiva: “Uma torneira aberta pode desperdiçar 12 litros de água num só minuto. Se cada pessoa desperdiçar um minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas. “
Impacto das alterações climáticas
“A água é cada vez mais escassa devido aos efeitos das alterações climáticas. É tempo de agir. Todos temos de estar mais conscientes do nosso comportamento para contribuir para a redução do consumo de água, utilizando-a de forma adequada para evitar gastos desnecessários e combatendo o desperdício.”
Portugal enfrenta uma crise de seca
Desde o final de maio, o país tem enfrentado graves alterações climáticas. A seca atinge níveis extremos e afecta um terço do território nacional, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera(IPMA).
Os níveis de precipitação estão também 35% abaixo da média de maio.
Em Portugal, a campanha está a ser promovida a nível nacional, com especial incidência nas zonas mais afectadas pela seca, através de mensagens nas redes sociais, publicações na imprensa, publicidade e eventos em espaços públicos.
Para mais artigos, clica AQUI